Foto divulgação/Prefeitura
Evento em parceria com o Procon ocorre das 14h às 17h, no Parque Cinquentenário
Uma programação especial para o Dia das Crianças ocorre nesta sexta-feira (12/10), feriado, no Parque Cinquentenário, em Caxias do Sul. A festa “Parque das Crianças” está sendo organizada pela Coordenadoria de Comunicação da prefeitura em parceria com o Procon Caxias do Sul. O diferencial deste ano é um projeto de educação financeira para o público infantil, chamado “Proconlândia”. Das 14h às 17h, as crianças poderão aproveitar brincadeiras, jogos e oficinas. Também haverá distribuição de kit lanche com biscoitos, balas e pirulitos, pipoca, salgadinhos, suco, água, picolés, erva-mate e água quente para o chimarrão. Tudo de graça.
As crianças serão convidadas a participar de oficinas recreativas sobre finanças, onde aprenderão o que são necessidades básicas, importantes ou supérfluas, e receberão os “economis”, uma moeda fictícia com a qual poderão acessar os brinquedos e atividades do parque, trocar por lanches ou pela revista “Para aprender brincando”, produzida pelo Procon.
Segundo Luiz Fernando Del Rio Horn, coordenador do Procon Caxias do Sul, a proposta é inovadora. “Na Proconlândia aliamos entretenimento ao ensino. Ao participar de uma oficina para ter acesso às brincadeiras, além de adquirir conhecimento na atividade, a criança valoriza o que lhe é oferecido e compreende que os produtos e serviços têm um preço. Fazendo isto com uma linguagem lúdica e divertida, os pequenos formam valores de educação financeira e de consumo”, explicou Horn.
O Parque das Crianças também faz parte do programa Consumidor do Futuro, parceria do Procon com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), que leva conscientização sobre consumo, economia e finanças para a rede municipal de ensino. Além disso, o projeto é o primeiro de cunho governamental em Caxias do Sul a ser inserido no Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira, promovido pelo Ministério da Justiça.
A gerente de Relações Públicas da prefeitura, Caroline Bertelli, reforça que o evento é para toda a população. “Com o Parque das Crianças queremos valorizar os nossos parques, estrutura e beleza, incentivar a ocupação dos espaços públicos para lazer e trazer a comemoração para perto da comunidade. Fizemos a divulgação em várias escolas das redes municipal, estadual e particular. Esperamos receber as famílias e as crianças para um momento de confraternização”, destaca. Se chover no dia 12, o evento será transferido para domingo (14/10).
A comunidade também poderá aproveitar brincadeiras e jogos promovidos pela Secretaria do Esporte e Lazer (Smel), como xadrez gigante, Ônibus Brincalhão e cama elástica. Já a Secretaria da Educação (Smed) oferecerá oficinas de musicalização, dança, teatro e fotografia. Haverá ainda oficinas da Escola Pública de Trânsito, da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); do Centro de Ações Preventivas (CAP) da Guarda Municipal (GM) e da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). O evento tem apoio das secretarias de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Urbanismo (SMU), Cultura (SMC), Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Meio Ambiente (Semma), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), além do Samae e da Codeca.
A programação ainda inclui um encontro de bandas escolares da rede municipal, com apresentação de nove escolas, além de distribuição de mudas do Horto Municipal e serviços de saúde e corte de cabelo gratuitos. O Parque das Crianças tem como apoiadores Temabi, Roseflor Alimentos, Doces Florestal, Sorvelândia, Erva-Mate Jacutinga, Escola Sérgio Hoffmann, Faculdade Anhanguera, Supermercados Andreazza, Biscoitos Orquídea e do 12° Batalhão da Brigada Militar.
Trânsito
Em virtude do evento, o tráfego de veículos na rua Nossa Senhora Auxiliadora, entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua do Rosário, será bloqueado das 12h às 18h. Agentes da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) farão a fiscalização e a orientação no local. O transporte coletivo urbano funcionará normalmente, mas não haverá passe livre.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias do Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here